A HISTÓRIA DO RPG – RolePlaying Game

Oficialmente, o roleplaying game surgiu em 1974, com o lançamento de Dungeons & Dragons pela empresa TSR, nos Estados Unidos da América. Inicialmente, o D&D era apenas um suplemento para um jogo de miniaturas chamado Chainmail (“cota-de-malha”), mas acabou por dar origem a um gênero de entretenimento completamente novo.

O D&D era um jogo relativamente simples se comparado a outros livros de RPG da atualidade, e não negava sua origem em jogos de guerra. Isso leva muitos a crer que o RPG mais “de representação” e menos “matar-e-trucidar” demorou a surgir. Poucos sabem, que praticamente junto com o D&D era lançado outro jogo mais complexo que já mostrava outra abordagem para o RPG.
Seu nome era Empire of Petal Throne e foi lançado pela prórpia TSR em 1975, alcançado pouco sucesso de vendas. O autor, o professor universitário M.A.R. Barker, abandonou os clichés das lendas medievais para criar um mundo completamente diferente, habitado pelos Ahoggya, Pe Choi e dezenas de outras raças bizarras que se inspiravam lendas astecas, egípicias e de outros povos da antiguidade.
Ao contrário, de masmorras genéricas e NPCs esteriotipados, a descrição detalhada do mundo chegava a incluir instruções para se comunicar na língua daquelas raças fantásticas. As regras não eram muito diferentes do D&D, mas a abordagem de “roleplaying” era bem diferente.

Isso mostra que desde o início o RPG mostrava que podia ser tanto um divertimento leve para adolescentes (invadir a masmorra/matar o dragão/pegar o tesouro), como um exercício de representação que permitia abordar as mais diversas experiências.

Durante o anos 80, enquanto o D&D confirmava seu sucesso com o lançamento do AD&D e conquistando milhões de jogadores pelo mundo, surgiam gêneros e sistemas alternativos:

  • Super Heróis: com o sistema Champions, que além de ter iniciado um gênero trouxe um modo de criação de personagem baseado em pontos, acrescentando além dos Atributos e Perícias, Vantagens e Desvantagens que tornavam os personagens algo muito mais “tridimensional” e interessante

  • Terror/Misticismo: como a série Storyteller (Vampire, Werewolf, etc), Call of Cthulhu (baseado em contos do escritor H.P. Lovercraft), entre outros

  • CyberPunk: originado no movimento literário da década de 80 que discute o impacto da informática e da realidade virtual no futuro próximo (CyberPunk 2020, entre outros)

  • Ficção Científica: baseados na literatura existente (Star Wars, por exemplo) ou totalmente inovadores (Traveller, o precurssor do gênero)

  • Sistemas Genéricos: com diversificação de gêneros muitos autores passaram a buscar sistemas de regras que permitissem ao jogador conhecer todos os gêneros de RPG com apenas um sistema de regras. O mais famoso e bem sucedido é, sem dúvida, GURPS de Steve Jackson.

  • Outros: definivamente entre o fim do anos 80 e início dos 90 surgiram sistemas para todos os gostos em todos os gêneros possíveis (militar, antiguidade, etc).

 

Hoje, existem centenas (provavelmente milhares) de jogos diferentes sendo publicados pelo mundo. E não há quem negue que o RPG veio para ficar.

Muitos exemplos de RPG podem ser vistos como o desenho animado Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons), inspirado em fantasias medievais é a história de um  um grupo de adolescentes fantasiados em um parque de diversões foram “transportados” para um mundo de perigos e aventuras.

Alguns militares nas guerras, sem perceber, também usavam a técnica do RPG com seus soldados simulando ataques de seus inimigos através de miniaturas e mapas para treinar seu raciocínio lógico em relação a algumas situações impostas. Hoje temos jogos de miniaturas personalizadas como Magic Knight´s tematizado no mundo medieval, Battlefield tematizado em futurismo, humanos pilotando robos gigantes em constante guerra, heróis e vilões, etc.

Muitos psicólogos, professores e todos que trabalham em áreas humanas usam o RPG como conceito principal para conhecer outras pessoas, treinar seu raciocínio, desenvolver novos métodos e meios de evolução criativa ou até mesmo fazer crianças se interessarem mais pelas aulas.

A quem conte através do RPG uma história sobre o nascimento do Xadrez e que ele é o RPG mais antigo que existe. Contarei a vocês como exemplo de uma história de RPG. DIVIRTA-SE LENDO!

 

“A quem acredita que uma lenda é criada por heróis que sabem o que é sofrimento e não o deseja para ninguém… e esta pessoa cujo seu desejo era a paz sofria por dois reinos”.

 

RUSSIA, idade média.

 

Existiam dois reinos vizinhos que dependiam de um único campo de trigo separado por lotes com plantação de milho. Toda colheita os dois reis colocavam, sobre a desaprovação de todos, seus reinos em guerra para lutarem pela posse à maior parte e quem perdesse ficava com a sobra.

Mas existia um mago que morava em uma torre de vigia localizada no centro do campo, do lado de fora, ele observava todas as táticas militares dos reis em relação aos campos e um dia teve uma idéia. Reproduziu os ectares dos campos em uma tábua de madeira e talhou cada personagem principal como bonecos, o rei, a rainha, seus dois conselheiros, seus dois generais de cavalaria, suas torres de vigia e seus soldados na linha de frente.

Então em uma formação principal os dois exércitos estavam prontos para atacar quando o mago apareceu no centro do campo com uma mesa, duas cadeiras e o tabuleiro formado. Ele apontou para os dois reis e com jestos pediu para que viessem. Os reis escoltados por seus generais montados foram até o mago. Um dos reis que conhecia o mago perguntou:

– O que significa isso? Você está no meio de uma decisão pela colheita, acho bom você ter uma boa explicação ou vai morrer pela minha espada!

O mago sorriu, puxou as duas cadeiras e os convidou a sentar. Os reis observaram o tabuleiro posto a mesa com bonequinhos sem entender nada. Foi então que o mago proclamou:

– A partir de hoje ninguém mais precisa morrer… Sua disputa pelas sacas serão deciditas aqui, em um novo campo de batalha. As regras são as seguintes…

Os dois reis concordaram, ficaram felizes por se divertirem e os dois reinos se fundiram em um só como tratado de amizade casando a filha de um com o filho de outro.

Sabem que reino é esse como vivem nos dias de hoje? Isto é uma outra história…

ATÉ A PRÓXIMA!

Anúncios

Sobre @ROCKnRIDE

RPGista, Administrador, músico, poeta, sonhador, NERD, fanfarrão e torro o saco de todo mundo nas hora vagas!
Esse post foi publicado em Nerd Pride. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s